Dia do Blog

Você sabia que os blogs também têm seu dia? A data, que era bastante celebrada até o início desta década, servia para que blogueiros divulgassem o trabalho de outros blogueiros interessantes para seus seguidores.

O dia escolhido, 31 de agosto, porque os números 3108 lembram as letras da palavra blog. A internet, na época em que os blogs começaram a ganhar popularidade, era bem diferente. A ferramenta surgiu como uma forma de pessoas criarem um diário online e aos poucos muitos usuários passaram a experimentar os blog de diversas formas, publicando de textos pessoais a notícias, passando por dicas de cinema, saúde, beleza… enfim, sobre qualquer coisa.

Foi aí que surgiram os influenciadores digitais, pessoas que criaram comunidades de pessoas com gostos em comum, primeiro dentro dos blogs, depois nos vlogs, que migraram para o YouTube e Instagram.

Isso, claro, chamou a atenção do mercado publicitário, que percebeu que este era um caminho para atingir de forma certeira nichos de mercado.

Dia do Blog, 2018

A data comemorativa já não tem a mesma relevância, mas o blog se reinventou como uma ferramenta de marketing indispensável nos dias atuais.

A primeira vantagem, e mais óbvia, dos blogs é o SEO. Sem conteúdo relevante, as páginas do site da sua empresa desaparecem no universo das buscas orgânicas do Google, Bing, DuckDuckGo, etc.

Além disso, blogs permitem que uma marca divulgue um produto de forma mais detalhada, com muito mais conteúdo que uma landing page, oferecendo mais informações para converter o leitor interessado no assunto em um consumidor.

A importância dos blogs em pleno final da segunda década do século 21 pode ser avaliada por meio de algumas estatísticas do mercado:

  • 53% dos profissionais de marketing veem a produção de blogs como prioridade em marketing de conteúdo;
  • Em 2017, 66% dos profissionais disseram fazer uso dos blogs nos seus conteúdos para redes sociais;
  • B2B fazem mais uso de blogs (75%) em suas estratégias de conteúdo do que B2C (61%);
  • Sites com blogs têm 434% a mais de páginas indexadas do que sites sem blog;
  • O número de blogueiros no mundo deve chegar a 31.7 milhões em 2020;
  • 47% das pessoas que fizeram uma compra leram entre 3 e 5 páginas de conteúdo online sobre o produto antes de procurar um vendedor;
  • 94% das pessoas que compartilham posts de blogs o fazem por considerar o conteúdo útil para amigos;
  • Estratégias de MKT que priorizam blogs têm 13 vezes mais chance de obter um ROI positivo;
  • Leads gerados por SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6% contra 1,7% de leads vindos de mala direta ou publicidade impressa;
  • Companhias com blogs recebem 97% mais links externos para seu website;
  • Blogs são tidos como a 5ª fonte de informação mais confiável pelos americanos;

Por isso, se o site da sua empresa ainda não possui um blog, é bom começar a pensar nisso o quanto antes, e converse com a Enken. Conte com a experiência de uma agência que tem o digital no seu DNA, para desenvolver a estratégia online de sua empresa, do site às redes sociais.

Agência Enken: Novas ideias por um novo mundo.

Conheça cases da Enken. Curtiu? Curta a gente também no Facebook. E conheça nosso canal no IGTVSiga a Enken no Instagram.

Photo by rawpixel on Unsplash

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: