País campeão em publicidade na Copa não entrou em campo

Quem está acompanhando a Copa da Rússia deve ter reparado que as placas de publicidade ao redor dos gramados têm exibido algumas marcas não muito conhecidas do público brasileiro. Wanda, Hisense, Mengniu e até mesmo uma Vivo que não é a operadora de telefonia estão constantemente nos televisores dos cerca de 3,5 bilhões de espectadores do evento ao redor do mundo.

O curioso é que essas empresas são de um país que não está disputando o torneio, mas é campeão em publicidade na Copa e está travando uma verdadeira batalha comercial pelo protagonismo na economia mundial: China.

copa publicidade

Copa e Publicidade: O Poder do Futebol para as Marcas

De acordo com a Zenith Media,  o país asiático colocou um excedente de 835 milhões de dólares para a publicidade no evento, muito acima do segundo colocado neste quesito, que também não disputa a Copa, os Estados Unidos, com 400 milhões de dólares acima do normal para esta época do ano.

Para se ter uma ideia, os anfitriões russos só vão gastar 64 milhões de dólares adicionais em publicidade.

Isso se explica porque a Copa do Mundo é um evento que mobiliza torcedores ao redor do mundo, em mais de 200 países, com uma repercussão gigantesca que, hoje, ultrapassa os limites da TV e da publicidade offline, com o incremento das redes sociais. O infográfico abaixo, da Circus Social, traz apenas uma amostra de como o evento movimentou as plataformas sociais, incluindo menções às marcas patrocinadoras, antes do seu início.

A chinesa Vivo, que é fabricante de smartphones, já aparecia entre as marcas mais mencionadas antes mesmo da exposição nas placas dos estádios. Isso ajuda a explicar o interesse da China na Copa, que, é bom lembrar, é também uma estratégia de Estado, já que muitas das empresas no país comunista são públicas ou estatais (caso da Hisense, de tecnologia, e a Mengniu, de alimentos).

Conte com a experiência da Enken, uma agência que tem o digital no seu DNA, para desenvolver a estratégia online de sua empresa, do site às redes sociais.

Agência Enken: Novas ideias por um novo mundo.

Conheça cases da Enken. Curtiu? Curta a gente também no Facebook.

Photo by Fauzan Saari on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: