O Panorama Digital em 2018

Dias atrás a We Are Social e o Hootsuite divulgaram seu relatório anual com o panorama do mercado digital mundial para este ano, com números bem interessantes para anunciantes e agências.

Mundialmente são 4 bilhões de pessoas conectadas à web; destas, 3,1 bilhões são usuárias ativas de redes sociais e quase 3 bilhões acessam estas redes via mobile.

panorama digital 2018

O número de usuários de internet cresceu 7% no último ano e o de usuários ativos de redes sociais aumentou 13% no período. São dados que mostram como esse mercado tende a se expandir cada vez mais, principalmente com ações de inclusão digital promovidas por governos ou por empresas como o Facebook e seu Internet.org.

Se analisarmos de forma mais local, o potencial de crescimento deste mercado é ainda maior. Na América do Sul, 68% da população utiliza a internet e 63% são usuários de redes sociais.

Panorama Digital 2018 – Redes

No comparativo entre as redes sociais, mundialmente o Facebook segue reinando absoluto, com 2,1 bilhões de usuários ativos.  Em seguida vem o YouTube, com 1,5 bi. Os apps de comunicação de Mark Zuckerberg, FB Messenger e WhatsApp vêm em terceiro, com 1,3 bilhão de usuários cada.

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Panorama Digital 2018 – Brasil

Os números para o nosso país são bem favoráveis também, apesar da crise econômica que se arrasta (se bem que estamos comemorando a volta do crescimento do PIB, ainda muito tímido, mas é um crescimento).

panorama digital 2018

Não houve crescimento no número de usuários de internet no Brasil no último ano, mas o número de usuários ativos de redes sociais subiu 7% no mesmo período. Dos 140 milhões de brasileiros conectados à web, 130 milhões usam ativamente as redes. Mas quais?

O Facebook, claro, está no top 3 Brasil, mas como no ano passado, o YouTube está um pouco à frente entre as redes sociais mais ativas no país. As duas plataformas são seguidas bem de perto pelo WhatsApp.

panorama digital 2018

Outro dado interessante, o acesso às redes sociais via mobile também cresceu no Brasil, 9%. Quase 90% da população adulta no país utiliza celulares, 67% fazem uso de smartphones.

Mas talvez a informação mais importante venha do tempo gasto com as diferentes mídias. Que os brasileiros já passam mais tempo na internet do que vendo televisão, já não é novidade. Mas este último relatório mostra que nós brasileiros já ficamos a mesma quantidade de horas por dia nas redes sociais e em frente à TV (3 horas e 40 minutos, para cada).

“Isso é, nitidamente, a mudança de comportamento fazendo efeito na prática. Está mais que comprovado, com esses números, a força e o impacto que as mídias digitais têm no consumo de produtos e serviços.

A TV é audiência passiva: alcance. A internet é a audiência interativa: engajamento“, explica João Ferraz, sócio e Diretor de Criação da Enken.

Reflexo disso, o first awareness de campanhas publicitárias online no Brasil está crescendo rapidamente e se aproxima da TV, que tem 37% contra 29% da mídia digital.

E esse público online – 85% acessa a internet todos os dias – está indo para quais sites? Google.com.br e YouTube.com são as páginas mais visitadas no Brasil. O que reforça a importância de uma campanha combinada de AdWords e redes sociais para quem quer resultados via digital.

E essas pessoas consomem pela internet. A quantidade de brasileiros que adquiriu bens de consumo via web aumentou 10% no último ano: foram 66,4 milhões de pessoas que compraram via e-commerce.

Sua marca não pode deixar de lado todo esse público, que está em plataformas que oferecem formatos diferenciados e uma segmentação impossível de ser obtida com a mídia offline.

“Fazendo uma comparação com advergames, que é a exposição e a interação máxima da marca com pessoas, as outras mídias digitais como as redes sociais, sites, blogs, Youtube, etc.. são poderosos veículos de comunicação para engajar as pessoas com a sua marca/produto ou serviço”, exemplifica João Ferraz.

Para isso, conte com a experiência da Enken, uma agência que tem o digital no seu DNA, para desenvolver a estratégia online de sua empresa, do site às redes sociais.

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