Uma Vida na Fila – Enken e Einstein na conscientização pela doação de órgãos

No Brasil, mais de 34 mil pessoas aguardam em uma fila por um transplante de órgãos. Além do número de doadores ser relativamente pequeno, um detalhe é muito importante. Não basta a pessoa se declarar doadora em um documento, por exemplo, pois a doação de órgãos somente é feita com a autorização da família.

Eis a importância de uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a doação. Já que muitas pessoas que desejam doar acabam não tendo seus órgãos disponibilizados para transplante porque sua família não tinha conhecimento de seu desejo. E com isso, a fila de pacientes não diminui.

O Hospital Israelita Albert Einstein desejava transmitir essa informação de modo criativo e que buscasse o engajamento com o público. Para isso, contou mais uma vez com o apoio da Enken, que recentemente criou outra campanha de grande sucesso para o Einstein: A Corrida da Sua Vida.

Como comunicar as pessoas que há dezenas de milhares de brasileiros esperando uma chance de sobreviver e que para isso é necessário não apenas que haja mais doadores, mas que também seus familiares estejam cientes disso?

A Fila

A melhor forma de visualizar essa fila de pacientes seria com uma fila física, em algum ponto movimentado da cidade de São Paulo. Mas o que motivaria a formação desta fila?

Pensamos em uma ativação com um totem que tira fotografias instantâneas. Mas eis o truque. A pessoa clicaria em um botão para fazer seu retrato, mas na revelação apareceria a imagem de outra pessoa, que estaria do outro lado do mesmo totem.

Na fotografia, uma mensagem impressa: “Você pode não saber quem é, mas pode ajudar a salvar essa e outras vidas. Faça uma vida seguir em frente”.

A ação foi filmada e transformada em um vídeo de dois minutos, que integraria a segunda etapa da campanha.

Este vídeo foi divulgado pelas redes sociais do Hospital Israelita Albert Einstein, juntamente com uma ação para que os usuários do Facebook colocassem na sua foto de perfil um avatar com a hashtag da campanha #UmaVidaNaFila, estimulando o engajamento e permitindo que as pessoas se declarassem publicamente como doadoras, numa forma de informar o fato aos seus familiares.

O resultado desta campanha crossmedia foi excelente. Quase meio milhão de usuários do Facebook foram impactados pela ação com os avatares e o vídeo recebeu 3 milhões de visualizações. Assista abaixo e saiba mais sobre a campanha no site umavidanafila.com.br .

Conte com a Enken, que tem o digital em seu DNA, em sua origem,  e oferece as melhores soluções, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Quer saber alguns exemplos do que podemos oferecer à sua marca, à sua empresa? Leia neste texto.

Agência Enken: Novas ideias por um novo mundo.

Conheça cases da Enken.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: