A Corrida da Sua Vida que a Enken criou para o Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein, uma das maiores referências em medicina do país, precisava de um conceito para trabalhar uma campanha de conscientização.

O desafio, de forma criativa, explicar ao público que o sedentarismo é um dos maiores desencadeadores de doenças neurológicas e cardiovasculares, atualmente consideradas principais causas de mortes no Brasil.

É aí que entra a Enken, com seu know-how de mais uma década no mercado digital e um histórico de hits no offline.

Quando o job entrou na casa, começamos a discutir de que forma faríamos para concretizar a ação pedida pelo cliente. Como traduzir para as pessoas, de forma prática, essa preocupação do Einstein?

Precisávamos de uma ideia que fizesse com que as pessoas abandonassem comportamentos sedentários e tomassem conhecimento da campanha do hospital.

Conceito

Por pressa ou preguiça, muitos de nós buscamos algum tipo de “atalho” no dia a dia. Um trajeto que poderíamos percorrer a pé, às vezes fazemos de carro ou de transporte público.

Então surgiu a Corrida da Sua Vida. Uma corrida de táxi em que o motorista sugere ao passageiro: “se você descer um quarteirão antes do seu local de destino, a corrida sai de graça”.

Fomos atrás de empresas de táxi e desenvolvemos a logística para que a ação desse certo. Durante o tempo de realização da campanha, táxis percorreram a cidade de São Paulo com material informativo do Einstein, explicando os riscos do sedentarismo. Ao mesmo tempo, motoristas faziam a proposta aos seus passageiros.

Mas a ação não se limitou às ruas da capital. Fizemos crossmedia, gravando alguns passageiros impactados pela Corrida da Sua Vida. O vídeo depois foi compartilhado nas redes sociais do hospital Albert Einstein com a hashtag #ACorridaDaSuaVida.

Resultado:

Em menos de uma semana, milhões de pessoas foram impactadas pelo vídeo, gerando milhares de compartilhamentos diários. A repercussão gerou pauta no jornalismo da Rede Globo: uma reportagem de três minutos no horário nobre da emissora, dentro do Jornal Nacional.

A Corrida da Sua Vida terminou depois disso? Pelo contrário! Uma segunda fase da campanha foi realizada há poucas semanas dentro de uma estação de metrô de São Paulo.

Adaptamos o conceito para as escadas do metrô. As pessoas que circulavam pelo local foram estimuladas, com a participação da campeã olímpica Maurren Maggi, a preferirem as escadas normais, deixando as rolantes de lado.

Mais uma vez a ação, que também vai virar uma campanha crossmedia em breve, foi tema de nova reportagem do Jornal Nacional.

Agência Enken: Novas ideias por um novo mundo.

Conheça outros cases da Enken. Curtiu? Curta a gente também no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: