Enken e Red Bull levam RV às pistas de corrida

A Red Bull, marca que há tempos está ligada a inovação e ousadia (quem não se lembra de feitos patrocinados pela marca como o salto de Felix Baumgartner da estratosfera em 2012?), buscava uma ação para seu camarote na etapa da Stock Car em Ribeirão Preto.

Nós, da Enken, pensamos:

Que amante do automobilismo nunca se imaginou atrás de um volante de uma máquina poderosa rasgando o traçado de Interlagos, um dos circuitos mais charmosos da Fórmula 1?

Para muitos, e muitas, seria a realização de um sonho infantil. Pilotar um carro a centenas de quilômetros por hora, mas de forma segura.

Mas como realizar isso? Uma experiência de imersão única para o público do camarote que, mesmo próximo da pista, pode nunca ter entrado pilotado um carro de corrida.

A solução: Realidade Virtual. Assim surgiu a Racing VRevolution Red Bull, um simulador, com cockpit e uso de Oculus Rift, que permite ao usuário pilotar um Stock Car no autódromo de Interlagos.

Em busca do realismo

Para chegarmos a isso, tivemos que modelar em tamanho real a pista do autódromo, estruturas, ambiente e clima. Também foi feita a modelagem do interior completo do cockpit do veículo, de forma detalhada, com aplicação de texturas foto-realistas.

O som não foi deixado de lado. Gravamos e editamos efeitos sonoros de um carro de verdade da Stock Car, considerando as variações do ronco do motor com troca de marchas, frenagem e velocidade.

A experiência não seria completa sem o desenvolvimento de jogabilidade, para suportar volantes com câmbio manual ou automático.

E tudo foi testado e aperfeiçoado por quem conhece do assunto, o piloto Daniel Serra, da Red Bull Racing.

O resultado foi além do esperado. A resposta do público do camarote, que incluía pilotos profissionais, foi tamanha que a Rede Globo, avaliando o aspecto inovador do projeto, gravou uma reportagem sobre ele que foi exibida em sua programação de esportes gerando mídia espontânea para a Red Bull em dois programas da emissora: Globo Esporte e Esporte Espetacular.

A Enken, em sua ação para a Red Bull, ainda promoveu a abertura do mercado publicitário brasileiro à Realidade Virtual.

Agência Enken: Novas ideias por um novo mundo.

Conheça outros cases da Enken. Curtiu? Curta a gente também no Facebook.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: