Google Engage: profissionais de marketing mais completos

Portal permite acesso gratuito a um grande material sobre marketing digital fornecido e ministrado pelo Google. Com recursos, profissionais não serão apenas criativos ou apenas estratégicos, mas sim, mais completos

O Google Engage é um escritório virtual do Google para pequenas agências, profissionais certificados Google e pequenos anunciantes com o objetivo de potencializar os negócios por meio de uma série de treinamentos e ferramentas gratuitas para o desenvolvimento dos profissionais e de suas campanhas on-line, suportando-os na oferta de serviços de publicidade digital aos seus clientes. A plataforma centraliza o acesso às contas de múltiplos anunciantes, dá dicas de como usar a comunidade do Google+ para negócios, além de links para realização de provas para certificações Google, prêmios virtuais e físicos em seu programa de desenvolvimento de negócios, entre outros conteúdos.

Para “mobiliar” esse escritório virtual e conquistar recursos virtuais para sua sala, o Coordenador da Equipe de AdWords da Agência Goomark, Sergio Garbelini, explica que é necessário completar “missões”, como assistir cursos on-line e responder a questionários sobre os temas abordados, iniciar campanhas com gasto mínimo de R$ 200,00 por mês e, a cada missão completada, o usuário pode ganhar prêmios da empresa como chaveiros, mesas de pebolim e até uma visita ao escritório do Google em São Paulo.

Por meio da plataforma, as empresas de comunicação poderão contar com uma ferramenta formadora de novos profissionais, muito mais interessados e cientes das possibilidades que a plataforma oferece. “Não serão apenas criativos ou apenas estratégicos: serão muito mais completos. Certamente, o Google Engage vai ampliar a visão que as agências têm do negócio porque todos os profissionais do Mercado terão conhecimentos sobre a maximização da Internet, por meio das ferramentas do Google Adwords”, comenta Eduardo Santos, Diretor de Criação da Átomo Comunicação.

Sua importância para o setor de marketing, na opinião do Diretor-Presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto, é contribuir para o crescimento técnico dos inúmeros profissionais que trabalham com publicidade on-line no Brasil, fomentando gratuitamente o conhecimento sobre AdWords, visando ao êxito das campanhas digitais e à conquista de novos clientes.

Segundo Paulo Schiavon, Diretor de Planejamento e Mídia da Enken Comunicação Digital, a iniciativa é importante para preparar ainda melhor o mercado de mídia on-line nacional, sempre carente de boas informações em português, além de organizar múltiplos temas de interesse das empresas em um único ambiente.

Mercado publicitário em crescimento no Brasil
A iniciativa do Google em oferecer esse serviço no país é resultado do crescimento do aquecimento do mercado publicitário. Segundo o IAB Brasil, no primeiro trimestre de 2012 a internet representou quase 12% do total de investimentos de mídia no país, com tendência de chegar próximo a 14% até o fim do ano. “Esse é um meio que cresce, em média, quatro vezes mais rápido que outras mídias, o que nos dá bastante segurança e argumentos para sensibilizar cada vez mais novos anunciantes”, afirma Schiavon.

O crescente número de internautas está fazendo com que as empresas comecem a investir neste mercado. O Diretor-Presidente da Web Consult alega que, somente no primeiro trimestre deste ano, cerca de 190 bilhões de anúncios foram exibidos para o público na internet. Recente pesquisa do projeto Inter-Meios revelou que a publicidade on-line cresceu 19,63% em 2011 e outro dado relevante mostra que anúncios por meio de banners cresceram 45% no ano passado. “A tendência é ter grandes investimentos nesse mercado daqui para frente. A previsão no início do ano era de um crescimento de 37%. Muitos acreditam que a Internet vai assumir o posto de segunda mídia do país, atrás apenas da televisão aberta”, afirma Bortoletto.

Garbelini explica que cada vez mais as empresas estão investindo em publicidade on-line tanto para produtos quanto para serviços e, mesmo com a alta concorrência que já existe hoje, as expectativas são muito boas para o futuro. “O público está consumindo e confiando cada vez mais no mercado on-line e isso fará com que a demanda aumente ainda mais, a entrada de grandes empresas nesse mercado é fundamental para esse crescimento e isso tem acontecido”.

O Diretor de Criação da Átomo Comunicação relata que as expectativas para 2013 recaem sobre a utilização de cada vez mais mobilidade, na qual o celular ganha lugar central na relação entre o consumidor x marca x internet, fazendo com que os pontos de contato passem a ser escolhidos por ele, consumidor, e não mais pelos profissionais de comunicação. “É o consumidor multitask, que acessa as redes sociais enquanto vê TV e lê seus blogs preferidos no computador ou iPad. Hoje, o Mercado está em transição, se preparando para construir diálogos, pensando cada vez mais estrategicamente e deixando de ser tático, como no início da Internet no Brasil”.

(*) Foto: Eduardo Santos – diretor de Criação da Átomo Comunicação

Fonte: PromoInsights

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