Como usar o Tumblr em sua estratégia de marketing digital

Quando ouvi falar sobre a ferramenta de blog Tumblr pela primeira vez, eu nem sabia pronunciar seu nome corretamente. Precisei pedir ajuda aos meus seguidores no Twitter para descobrir que se fala “Tumbler”. Desde então percebi como esse novo ambiente vem ganhando popularidade entre os usuários mais ávidos da internet.

O Tumblr é um ambiente um pouco híbrido, que poderia estar localizado entre o Twitter e o blog. Nele você pode compartilhar qualquer conteúdo, como no blog, interagir e socializar esse conteúdo e de outros usuários de uma forma similar à do Twitter – você pode seguir contas específicas, “reblogar” e curtir seus posts favoritos.

Fundado em 2007, o Tumblr mostra números expressivos, que podem ser considerados fortes razões para uma empresa participar desse universo: atualmente são mais de 12 bilhões de posts e 34 milhões de blogs cadastrados.

No Brasil e no mundo, essa mídia tem sido usada mais para motivos pessoais e principalmente para o humor. “Boa parte do conteúdo produzido tem um teor mais leve e descontraído”, afirma Luiz Cazarre, diretor de planejamento e mídia da Enken Comunicação Digital. É uma ferramenta que também atrai muita gente jovem e por isso tende a trazer um ar mais moderno e despojado para as marcas que a utilizam.

O Citibank, por exemplo, tem uma conta de Tumblr para falar sobre desenvolvimento de carreira, já que valoriza seu programa de trainees, que por sua vez precisa atingir usuários jovens.

O Tumblr também já é usado para campanhas pontuais de empresas, como na Secrets Collection da rede O Boticário. Mas, para Cazarre, se uma empresa resolve entrar nesse universo, ela deve ter em mente uma estratégia mais duradoura. “Se você começa uma relação nesse canal, é melhor que ela continue. Os usuários vão achar estranho se você simplesmente abandoná-lo”, diz.

Outra parte importante de saber como usar o Tumblr é o seu conteúdo. Apesar de não haver limite de tamanho, posts dessa mídia fazem sucesso pela concisão. “Conteúdos mais sucintos são os mais populares”, afirma Bianca Furtado, coordenadora de social media marketing da Cadastra, empresa de marketing de performance. “É sempre bom fazer algo de impacto e sempre trabalhar imagens, gifs e vídeos curtos.”

Para aumentar a popularidade do seu Tumblr, é aconselhável que você siga outros usuários e reblogue e curta seus posts – não esqueça que você está em uma mídia social!

Sempre pense em formas inovadoras e divertidas de usar esse sistema de blog. Se você ainda quiser aumentar o nível de colaboração com seus consumidores, utilize o Tumblr para divulgar conteúdo produzido por eles mesmos. Não se esqueça de integrar essa mídia com as outras, como Twitter e Facebook, gerando uma sintonia maior entre elas.

Por último, fique de olho nos números de curtis e de “reblogues” para saber a aderência que cada post que você produz está tendo com os usuários.

E vocês, leitores, já usam o Tumblr? Conhecem empresas que o fazem? Comentem e compartilhem! =D

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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