Mobile sites e a importância de um conteúdo relevante

Que os smartphones estão dominando o mercado não é novidade pra ninguém. Com um crescimento de mais de 250% nas vendas em relação ao ano passado e mais de 25 milhões de assinaturas 3G no Brasil, chega a ser incrível esse é um mercado ainda pouco explorado pelas empresas que buscam presença digital.

Infelizmente, as poucas companhia que se aventuram nesse novo (e misterioso) território acabam caindo na armadilha dos “sites em miniatura”. Acreditam que uma versão mobile do seu site deva ser apenas uma reestruturação do seu site principal para caber em telas menores. É óbvio que não existe uma regra que diga que não se deve fazer esse tipo de adaptação. Mas, se for assim, por que não arriscar?  Bem, vamos imaginar a seguinte situação:

Você está na rua, acessando o site de um restaurante ao qual você está a caminho. No site de dito restaurante você encontra fotos apetitosas de pratos aparentemente deliciosos, uma ou duas páginas inteiras dedicadas a contar a história do restaurante, dos seus fundadores e etc. Com sorte temos o endereço e o telefone e… só?

Quão mais interessante seria se esse mesmo site, desse mesmo restaurante, nos desse uma lista de preços dos pratos, um sistema integrado com o controle interno do restaurante, que mostrasse se há lugares disponíveis, um botão que automaticamente ligasse para o serviço de reservas do restaurante, um mapa navegável com a localização do restaurante e as melhores vias de acesso, assim como apontadores para estacionamentos próximos e mais uma infinidade de utilidades que poderiam ser implementadas, que seriam muito mais úteis do que a “versão em miniatura” do site institucional? Todas essas funcionalidades são restritas ao mobile e não podem ser incorporadas a uma “navegação desktop”, então, por que não utilizá-las?

Com essa premissa, focando em conteúdo relevante para o usuário, conseguimos agregar valor para o mobile site das empresas, ao mesmo tempo que criamos um serviço que facilita a vida do cliente, e conseqüentemente agrega ainda mais valor ao próprio estabelecimento.


@ayabienemann
Interface e Mobile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: