CSS 2.1 agora é oficialmente uma recomendação do W3C

Cascading Style Sheets Level 2 Revision 1 (ou CSS 2.1 para os íntimos), cresceu e agora é independente.

O W3C, orgão regulamentador dos padrões de desenvolvimento web, terminou as especificações do CSS 2.1 e com isso, a tecnologia é agora uma recomendação que deve ser seguida.
Essa notícia não influencia muito no desenvolvimento da web atual, sendo que o CSS 2.1 já é um padrão usado há muito tempo por todos os desenvolvedores Front-End, que estão agora se atualizando para o CSS3.

Eric Meyer diz que enquanto a formalização do CSS 2.1 foi “uma longa e difícil jornada”, ele está feliz que finalmente foi terminado: “É importante porque o CSS 2.1 é uma especificação que descreve, da melhor maneira possível, o que é feito na prática contra o que é só teoria”.
Ele também comenta que é uma boa ideia documentar as coisas de tempos em tempos, “tanto para novos profissionais, como os que já trabalham há tempos conseguirem entender como o CSS funciona”.

No futuro, com o capítulo do CSS 2.1 terminado, os esforços vão focar nos padrões do CSS3. Lynne Pope lembra que foram 13 anos até a finalização do padrão anterior (CSS 2.1, Maio de 1998).
Entretanto, é improvável que o CSS3 sofra do mesmo problema, sendo que os fabricantes de browsers já estão implementando algumas funções do CSS3.
Com o CSS3 (e também o HTML5) estando apenas em documentação e aberto a propostas, ou seja, somente um rascunho, é muito difícil hoje usar essa tecnologia de maneira crossbrowser sem uso de javascript.
O que é importante perceber sobre o processo de especificações é que elas não se tornam uma recomendação até que ambas (HTML5 e CSS3) possam trabalhar juntas. Com grandes promessas é difícil manter algo rápido.

Pensando nisso, o CSS3 foi dividido em módulos. Dessa maneira, cada módulo pode ser desenvolvido individualmente sem atrasar o projeto.
Não esperem milagres com essas “novas” tecnologias, os padrões do HTML5/CSS3 ainda estão em desenvolvimento, não teremossuporte completo pelo menos até 2015!

Quer fazer uso das novidades? Faça projetos de teste, preocupe-se com os desenvolvedores e mostre as capacidades que essas tecnologias podem alcançar, estude seguindo as recomendações do W3C.


@danilomatos
Tecnologia e Interface

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: